Temperos do Bem

Trocar sal por ervas e outros condimentos é alternativa para prepara alimentos mais saudáveis e saborosos.

A comida não tem graça sem um bom tempero, certo? Mas abusar do sal, o condimento mais usado e conhecido para dar sabor aos alimentos, não é nada saudável. Pelo contrário: quanto menos você colocar no prato, melhor para sua saúde.

O sal não é o vilão da alimentação , mas reduzir a quantidade é sempre uma boa ideia.. O seu consumo em excesso está relacionado ao aumento da pressão arterial e também pode trazer más consequências para a função cardíaca – adverte o nutrólogo Paulo Henkin.

Para reduzir a quantidade de sal é preciso encontrar alternativas para temperar os pratos. A nutricionista funcional Alice Müller dá dicas de como usar condimentos saudáveis e tão (ou mais!) saborosos como o sal.

MIX DE ERVAS: Pode ser usado em substituição do sal para preparar carnes, m olhos, feijão, entre outros alimentos. Bata no liquidificador partes iguais de sal marinho, orégano, manjericão e alecrim (ervas desidratadas). Você pode variar usando semente de mostarda, cominho e pimenta do reino.

ÓLEOS DE ESPECIARIAS: Utilize azeite de oliva extravirgem, pimenta dedo-de-moça, um dente de alho, um ramo de alecrim e folinhas de manjericão. Use o próprio vidro do azeite para juntar os ingredientes. Varie os temperos e você terá vários sabores para temperar a salada, refogar a comida ou comer com pão e torradinhas integrais.

MARINADA: Use vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi, e acrescente temperos como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixa a carne saudável e saborosa.

CALDO DE LEGUMES CASEIRO: Cozinhe alho, alho-poró, louro, orégano, aipo, cenoura, moranga e talos com água. Coe e congele em potes para usar em risotos, sopas e molhos.

GERSAL: Adicione ao arroz, legumes ou saladas. Para prepará-lo, misture quatro colheres de chá de semente de gergelim torrado com duas colheres de chá de sal marinho grosso. Triture e guarde em um pote fechado.

Fonte: Zero Hora

Compartilhe este post

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia também

Deu roxo!

Sabemos que a cor dos alimentos determina o seu valor nutritivo, o roxo por exemplo merece um destaque devido aos seus benefícios. Tem um alto

Viva a turma do amendoim

Estudo de Harvard mostra que quem come um punhado de oleaginosas por dia vive mais e melhor. Algumas pessoas olham para o amendoim , as

Fechar Menu
×

Carrinho

PROMOÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO DO SITE

até 15% de desconto

Receba o seu cupom agora!

Black November com 25% OFF - Utilize o cupom black25off