Informamos aos nossos clientes e amigos que faremos um recesso do dia 21/02 a 01/03.

Temperos do Bem

Trocar sal por ervas e outros condimentos é alternativa para prepara alimentos mais saudáveis e saborosos.

A comida não tem graça sem um bom tempero, certo? Mas abusar do sal, o condimento mais usado e conhecido para dar sabor aos alimentos, não é nada saudável. Pelo contrário: quanto menos você colocar no prato, melhor para sua saúde.

O sal não é o vilão da alimentação , mas reduzir a quantidade é sempre uma boa ideia.. O seu consumo em excesso está relacionado ao aumento da pressão arterial e também pode trazer más consequências para a função cardíaca – adverte o nutrólogo Paulo Henkin.

Para reduzir a quantidade de sal é preciso encontrar alternativas para temperar os pratos. A nutricionista funcional Alice Müller dá dicas de como usar condimentos saudáveis e tão (ou mais!) saborosos como o sal.

MIX DE ERVAS: Pode ser usado em substituição do sal para preparar carnes, m olhos, feijão, entre outros alimentos. Bata no liquidificador partes iguais de sal marinho, orégano, manjericão e alecrim (ervas desidratadas). Você pode variar usando semente de mostarda, cominho e pimenta do reino.

ÓLEOS DE ESPECIARIAS: Utilize azeite de oliva extravirgem, pimenta dedo-de-moça, um dente de alho, um ramo de alecrim e folinhas de manjericão. Use o próprio vidro do azeite para juntar os ingredientes. Varie os temperos e você terá vários sabores para temperar a salada, refogar a comida ou comer com pão e torradinhas integrais.

MARINADA: Use vinho, suco de laranja, suco de limão ou suco de abacaxi, e acrescente temperos como cebola, alho, alecrim, coentro, sálvia, tomilho e louro. Deixe a carne marinando na geladeira por cerca de uma hora. O tempero deixa a carne saudável e saborosa.

CALDO DE LEGUMES CASEIRO: Cozinhe alho, alho-poró, louro, orégano, aipo, cenoura, moranga e talos com água. Coe e congele em potes para usar em risotos, sopas e molhos.

GERSAL: Adicione ao arroz, legumes ou saladas. Para prepará-lo, misture quatro colheres de chá de semente de gergelim torrado com duas colheres de chá de sal marinho grosso. Triture e guarde em um pote fechado.

Fonte: Zero Hora

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Leia também

Deu roxo!

Sabemos que a cor dos alimentos determina o seu valor nutritivo, o roxo por exemplo merece um destaque devido aos seus benefícios. Tem um alto

Viva a turma do amendoim

Estudo de Harvard mostra que quem come um punhado de oleaginosas por dia vive mais e melhor. Algumas pessoas olham para o amendoim , as

PROMOÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO DO SITE

até 15% de desconto

Receba o seu cupom agora!